A internação na Comunidade Terapêutica Salto para Vida procede com pacientes acometidos pelo uso de álcool e outras drogas, onde no momento de sua chegada a Instituição dispõe de uma equipe de plantonistas junto e equipe técnica. No seu acolhimento, é feita a avaliação deste paciente, vendo seu lado físico e cognitivo, para dar direcionamento a sua permanência e/ou encaminhamento a uma Unidade de Pronto Atendimento se houver necessidade.
Segue-se todo protocolo de atendimento, conforme conteúdo terapêutico, como também Instrumentais Específicos a realidade da Comunidade.

Atendimento Médico Clínico

Avaliação e tratamento médico com parcerias de Unidades de Saúde bem como de Pronto Atendimento (em caso de emergência).

Enfermagem

Primeiro Contato: Assistência por meio de Investigação de Enfermagem - Corpo Delito, bem como Assistência Médica e Cuidados e Organização da Medicação prescrita.

Médica (o) Psiquiatra

Atendimento e Avaliação: acompanhamento semanal, com cuidado ao paciente bem como a prescrição de tratamento medicamentoso a cada paciente.

Psicólogo (a)

Primeiro Contato: Avaliação e Direcionamento, para acompanhamento psicológico semanal; Intervenções Familiares.

Terapeutas

Grupos Terapêuticos: Reuniões em grupos com temas específicos e objetivos para evolução do tratamento. - Metodologia: 12 Passos de Narcóticos Anônimos; 12 Alcóolicos Anônimos; Terapia Racional Emotiva (TER); Programa de Prevenção e Recaída (PPR); Grupo de Sentimento (GS); Grupo de Autoajuda; Plano de Tratamento (PT); Entrevista Motivacional; Atendimento Individual com trabalho de Passos.

Assistência Social

Atendimento Social/Familiar: Intervenções por meio de Atendimento com Pacientes – orientação e direcionamento; Orientação Familiar – Paciente/Família; Intervenções Familiares.
Grupo de 12 Passos: Estudos dos princípios de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, por meio de simulado, acontecendo duas vezes na semana; Painel HI. Laborterapia: Avaliação terapêutica do trabalho com rodízio semanal das atividades.
Meditação e Espiritualidade: Reuniões de meditação e reflexões com leitura de textos no despertar; Momentos de espiritualidade no período noturno com colaboradores voluntários da cidade.
Atividades Recreativas: Exercícios específicos para o grupo, na área de lazer da C.T.
A equipe estará em total sintonia com a família, onde esse paciente será avaliado semanalmente, para sua evolução. A mudança no comportamento trará uma nova visão e um novo caminho a ser trilhado. O tempo de tratamento é fundamental ser cumprido, e o papel da família é auxiliar e incentivar a manter as mudanças, participando integralmente de maneira eficaz e efetiva.